domingo, 29 de março de 2015

Sexta Chamada

Apenas uma nota rapida para quem estava esperando minha analise da sexta chamada. Infelizmente estou um pouco ocupado por esses dias, e a analise e' trabalhosa, demanda tempo. Talvez eu consiga no proximo final de semana. Entao farei apenas uma revisao bem rapida de alguns dados.

A sexta chamada aconteceu nesta ultima sexta-feira conforme previsto, e a nota de corte foi de 453 pontos, ficando a apenas 3,61% da minha previsao de 470 pontos. Tendo em vista que eu calculei uma margem de erro de 11% para cima ou para baixo, conseguimos chegar bem perto do valor real. Porem, o numero de chamados foi 1637, e nao 1800 o poucos conforme eu tinha previsto. Se por um lado isso confirma minha previsao que o numero de convocados ia parar de subir e se estabilizar, por outro lado mostra que eles vao passar a mirar um numero menor do que aquele que eu tinha calculado, ao que tudo indica em torno dos 1600 pontos por enquanto.

Isso me fez revisar os numeros para entender melhor qual a logica deles ao chamar essa quantidade, e no processo descobri algumas falhas na minha analise anterior e ainda garimpei mais alguns dados que o governo canadense deixou escapar em reportagens nesse ano. Interessante observar que mesmo com falhas na analise fomos capazes de fazer uma previsao bastante proxima da nota de corte real. Isso acontece porque a estatistica funciona assim: voce nao precisa entender plenamente todos os detalhes de todos os fatores envolvidos para fazer uma boa previsao. Principalmente porque se a analise foi ampla o suficiente, os erros que existem tendem a nao ter um efeito tao significativo sobre o resultado, e as tendencias introduzida pelos erros tendem a se anular uns aos outros. Por outro lado, conforme se aprofunda a analise e mais informacoes sao incluidas, previsoes tendem a ser mais precisas.

Por isso que, ao analisar a planilha do Express Entry, a que tive acesso por ocasiao daquela chamada que teve a nota de corte de 735 pontos, fui capaz de prever que na proxima chamada ia despencar para em torno de 500 pontos; e no final a nota foi de 481 pontos, com apenas 3,95% de erro (essas previsoes foram feitas em posts do Facebook no grupo SOS vistos e imigracao para o Canada). Se a analise for ampla o suficiente, no conjunto as distorcoes tendem a se compensar.

Embora eu nao va' fazer previsoes hoje, adianto que os dados disponiveis parecem indicar que as proximas previsoes vao ter uma precisao bem melhor. Para complementar o texto de hoje, deixo aqui algumas referencias adicionais que pesquei pela internet.

Por ocasiao da primeira chamada, quando foram convocados 779 pessoas, existiam apenas 10 mil pessoas inscritas no Express Entry, e dessas apenas 3 mil estavam aptas a serem convocadas. De forma que o numero chamado representou 26% de todos aptos inscritos. Interessante observar que existia um numero tao pequeno de inscritos no Express Entry nessa ocasiao. Outro dado dessa chamada e' que a nota de corte foi 35% menor que a maior nota convocada nessa chamada. [fonte]

Em outro artigo, descobrimos que o ministro da imigracao canadense deixou escapar que em 2014 mais de 262 mil pessoas se tornaram cidadaos canadenses. Esse numero atualiza um pouco a informacao oficial que foi liberada a respeito, a qual somente abrangia dados de janeiro a setembro de 2014. Nao e' muita informacao nova, mas nos ajudara a especular um pouco mais em nossa proxima analise.

Com a queda da pontuacao de corte do Express Entry, muita gente ficou animada e esta correndo atras de fazer o reconhecimento de suas credenciais educacionais (ECA) e a prova de ingles (IELTS). Volume tao grande que esta congestionando ambos orgaos. No site do WES existe o seguinte aviso:

"Due to the high volume of applications and questions regarding the CIC immigration programs, we are experiencing an increased level of emails. We ask for your patience as we work to answer all inquiries."

Mesma coisa para as turmas do IELTS pelo British Council. Em dezembro me inscrevi para fazer a prova em Sao Paulo, e consegui vaga em uma turma cerca de um mes depois. Hoje eu me inscrevi novamente para melhorar minha nota, e somente consegui turma livre em 25 de setembro de 2015. Mas como e o quanto isso deve influenciar as proximas notas de corte, isso fica para assunto de uma analise detalhada no proximo artigo! Obrigado pela audiencia e ate' a proxima!

Um comentário: